sábado, 25 de agosto de 2007

Sem Terra, Com Arte

Criei o blog para substituir o fotolog, no entanto, não consegui atualizá-lo por quase uma semana. Fiquei envolvido, até o pescoço, com a construção da Jornada Nacional em Defesa da Educação. Resultado de uma ampla articulação do movimento social, ela colocou estudantes, trabalhadores e sem-terras na mesma trincheira. Apesar dos problemas, naturais de uma jornada destas dimensões, ela foi bem sucedida.

Para além da política, avalio que a experiência de luta foi importante, sobretudo no que concerne à troca de experiências dos movimentos. Numa via de mão dupla, ensinamentos, práticos e teóricos, e vivências militantes são trocadas, numa simbiose indescritível.

Durante a ocupação do IFCS, um jovem sem-terra, acampado no norte-fluminense, levou seu violão para perto do som. Plugou e, em meio ao almoço no pátio do instituto, começa a música. Toca, canta, mesmo sem microfone, mas o seu olhar não sai de um livro, aberto no chão sujo. Ao final daquela apresentação, ele recolhe o violão, o cabo e o livro. Quando vejo a capa, percebo que Gramsci estava certo. A hegemonia da classe dominante se dá, também, nas artes, os aparelhos privados de hegemonia das classes subalternas, constroem a contra hegemonia. Ele dá voz ao povo, dá forma, produz e reproduz a arte, no interior da cultura de sua classe.


6 comentários:

Gabriel Vitorino disse...

opa, esse espa�o eh bem melhor mesmo, jah posso ateh postar! Bom, parabens pelo seu novo blog, tor�o pra que ele seja tao bom ou melhor que o antigo fotolog.

Quanto a sua epopeia, penso que assim como o caminho se faz ao caminhar, o que as pessoas s�o s� o s�o enquanto buscam ser.

boa caminhada!

ps: Bela foto

PVICTORAASSIS disse...

Grande vogel... tinha ganho uma indicação minha e agra vejo que vc não tá mais no fotolog... tanto melhor... seus textos melhoram a cada dia... o blog é mais versátil mesmo... A foto é mt boa... e a diferença que ela expressa para a pop art do cenário hegemônico é emblematica... Abraços... Bons Ventos para que o sabiá migre sempre pro norte...

Bia Lopes disse...

Ei Vogel... Gostei dos textos. Essa Jornada de Lutas foi perrengue mesmo , mas o bom é pensar q a luta continua.
Fica em paz e mta sorte pro Sabiá.

Unknown disse...

E isso ai Vtor agora eh outra parada em quero ver esse blog bombando hein
mostrano a luta do nosso povo , as belezas da vida com a magia da fotografia e da literatura
abração

Anônimo disse...

O Sábio Sabiá que me perdoe, mas peço que ele continue trabalhando cada vez mais.

Seja na construção de jornadas de lutas que possam mudar nosso país, seja no lirismo do blog que nos encanta um tanto mais.

Sábiá, leve sua sabedoria cantada a cada vez mais ouvidos e sem que possamos perceber, teremos corações e mentes revolucionários!!

Unknown disse...

Linda foto! Parabéns!!!

Ah, parabéns também pelo Blog!

Débora Agualuza